quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Piquenique no Parcão

Para comemorar o dia da família, a nossa escola está convidando a toda comunidade escolar para um piquenique no Parcão.

 
Dia: 25/08/2012
Horário: 09:00
Local: Parcão de Novo Hamburgo

Leve lanches, sucos, águas, chimarrão, bolas, brinquedos, jogos de mesa,...
Não esqueça do boné, protetor solar, roupas confortáveis, cadeiras dobráveis ou toalhas para sentar em cima e curtir um bom café da manhã.

 



 



Lembrete: O Parcão é uma área de preservação ambiental! Cuidados redobrados com a natureza e com o lixo!
Leve sacolinhas plásticas para descartar seus resíduos.




"Não tire nada a não ser fotografias
 Não deixe nada a não ser pegadas
 E não mate, a não ser o tempo"

     Autor desconhecido

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Pesquisando árvores para serem plantadas ...






O MANACÁ-DA-SERRA é uma árvore nativa da mata atlântica e se popularizou no paisagismo devido ao seu florescimento espetacular. Seu porte é baixo a médio, atingindo de 6 a 12 m de altura e cerca de 25 cm de diâmetro de tronco. As folhas são lanceoladas, pilosas, verde-escuras e com nervuras longitudinais paralelas. As flores apresentam-se solitárias e são grandes, vistosas e duráveis. Elas desabrocham com a cor branca e gradativamente vão tornando-se violáceas, passando pelo rosa. Esta particularidade faz com que na mesma planta sejam observadas flores de três cores. A floração ocorre no verão e a frutificação no outono.
http://jessicajardinagem.blogspot.com.br/2010/08/manaca-da-serra.html





 Brunfelsia uniflora,
Foto: Raquel Patro
O manacá-de-cheiro, como o próprio nome diz, é extremamente perfumado, além disso suas flores mudam de cor assim como o manacá-da-serra. Inicialmente elas são azul-arroxeadas e com o passar do tempo, vão clareando até tornarem-se brancas. Com isto, durante a floração, o manacá-de-cheiro apresenta um colorido muito especial. O manacá-de-cheiro é muito parecido com o jasmim-do-paraguai (Brunfelsia australis). A floração ocorre na primavera e verão.
É considerado um arbusto, mas com facilidade torna-se uma arvoreta, se eliminarmos as brotações que surgem das raízes, podendo atingir 3 metros de altura. Suas folhas são ovais e lisas. Sua utilização no paisagismo é muito ampla, podendo ser cultivada isolada ou em grupos, tendo-se o cuidado de não plantá-la próxima à dormitórios de crianças e pessoas mais sensíveis, devido ao forte perfume.
Devem ser cultivadas a pleno sol, em solo fértil enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Tolera sombra parcial, aceita bem podas de formação e aprecia o frio. Multiplica-se por estaquia e por sementes.






Da mesma família do chá, a Camélia apresenta inúmeras variedades e híbridos. Versátil, pode ser utilizada como arbusto ou arvoreta. É muito popular, sendo cultivada no mundo todo, tanto em climas tropicais, como temperados. Seu tronco é lenhoso e suas folhas são elípticas, cerosas e coriáceas, serrilhadas ou denteadas. As flores solitárias, podem ser de diversos tipos, podendo ser grandes ou pequenas, simples ou dobradas, de diversas cores, sendo que as mais comuns são as brancas, as róseas e as vermelhas, e não são raras as bicolores.
Sua utilização paisagística é ampla, adequando-se a jardins europeus, orientais e contemporâneos. A época de sua floração varia de acordo com o clima em que está inserida, podendo ocorrer desde o outono/inverno até durante ano todo em regiões mais quentes. As flores podem ser colhidas e são bastante duráveis, desde que não sejam manipuladas, pois podem ficar com manchas escuras. É a flor inspiradora do romance A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho.
As camélias podem ser cultivadas em solos ácidos, férteis e bem irrigados, à meia-sombra ou sob sol pleno. Não se adaptam a climas demasiado quentes e toleram geadas e neves. Suscetível ao ataque de cochonilhas. Multiplicam-se por estaquia e por alporquia.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Área coberta

Finalmente iniciaram as obras da nossa tão esperada área coberta da nossa escola!
Para que não haja problemas de segurança e para que as aulas ocorram com tranquilidade seguem algumas orientações dadas pela equipe diretiva da nossa escola:
Como nossa escola está em obras, nos próximos dias precisaremos da colaboração de todos:
  • Entrada e saída dos alunos:
     *Aguardar sem correr na entrada da sua sala.
     *Fica proibido o trânsito de bicicletas nos corredores da escola.
     *Saída em fila com a sua professora e pais devem esperar no portão. 
  • Horário do recreio: como não teremos pátio, o recreio de cada turma será em três espaços alternados os dias: sala de aula, pracinha e pracinha grande.
  • aproveitamos para desejar a todos os alunos um bom retorno às aulas.
Nós, repórteres mirins, também queremos aproveitar para desejar uma boa volta a nossa escola!