terça-feira, 20 de julho de 2010
Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz - Otávio Roth
Passarinho na janela,
pijama de flanela,
brigadeiro na panela.
Gato andando no telhado,
cheirinho de mato molhado,
disco antigo sem chiado.
Pão quentinho de manhã,
drops de hortelã,
o grito do Tarzan.
Tirar a sorte no osso,
jogar pedrinha no poço,
um cachecol no pescoço.
Papagaio que conversa,
pisar em tapete persa,
eu te amo e vice-versa.
Vaga-lume aceso na mão,
dias quentes de verão,
descer pelo corrimão.
Almoço de domingo,
revoada de flamingo,
herói que fuma cachimbo.
Anãozinho de jardim,
lacinho de cetim,
terminar o livro assim.
fim
Dia do desafio
Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes. É uma disputa amigável, que estimula a participação. No desafio, os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano. A população pode participar individualmente ou em grupo, independente da idade ou da condição física. Qualquer atividade física é válida!
Este ano o dia do desafio aconteceu no dia 26 de maio. Nossa escola, mais uma vez, participou deste momento incentivando seus alunos a movimentarem-se. Assim, participamos de uma passeata lembrando a comunidade a importância de cuidarmos da água e do meio ambiente. De volta para a escola, tivemos alguns minutos de dança para se aquecer e se movimentar foi muito legal.
Conforme o Jornal NH divulgou no dia 28 de maio, com mais de 91 mil habitantes mobilizados (35,44% da população), o município de Novo Hamburgo venceu o Dia do Desafio 2010. A cidade concorrente, Naucalpan de Juarez, no México, atingiu a marca de 222.381 pessoas (27,07%). Ainda, segundo o jornal, mais de 4 milhões de pessoas participaram das ações em prol da qualidade de vida somente no Rio Grande do Sul, foram 442 cidades envolvidas na atividade.
Sabemos da importância de praticarmos exercícios e levarmos uma vida saudável, assim teremos menos chances de ficarmos doente e podemos aproveitar melhor cada momento de nossa vida. A escola, apesar do pouco espaço para a prática de atividades físicas, sempre incentiva os alunos a praticarem esportes, danças e movimentarem-se em busca de saúde. O dia do Desafio nos lembra também da importância de cultivarmos o hábito da atividade física ao longo de nossa vida.
Festa junina da nossa escola
Festa junina da nossa escola
Fogueira, fitas, mastros coloridos... Dança e animação. Todos nós conhecemos muito bem a tradição da Festa Junina.
No mês de junho, comemoramos os 3 santos juninos : Santo Antônio, São João e São Pedro. No dia 13 é comemorado o dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro. A ele é atribuída uma série de graças matrimoniais. Já no dia 24, comemoramos o dia de São João, o santo mais festeiro dos três e as maiores festas ocorrem nesse dia. Ele é também um santo casamenteiro, mas é mais famoso por ajudar as pessoas a acharem objetos perdidos. São Pedro é comemorado no dia 29, suas festividades fecham as comemorações juninas. Ele é o guardião das portas do céu e também protetor das viúvas.
Na escola Deodoro da Fonseca, em homenagem as comemorações do mês de junho, acontece todo ano a festa ''julina'', pois, devido ao extenso calendário da escola, é sempre no mês seguinte: julho. Este ano correu dia 16 de julho. A festa sempre conta com muitas atrações. Temos a barraca de comes e bebes com lanches deliciosos que fazem muito sucesso, como: bolo, pastel, enroladinho, pizza, pipoca, cachorro-quente e claro, muito quentão.
As brincadeiras, sempre muito divertidas, alegraram a criançada que joga na boca do palhaço, pescaria e árvore da sorte ganhando muitos prêmios legais. Nossa escola também prepara um bazar com objetos muito interessantes que podem ser adquiridos por um preço bem baixinho. Além disso, podem divertir-se nos brinquedos infláveis que todo ano são um atrativo a mais na nossa festa. Assistimos também a apresentações do CTG e casamento caipira com quadrilha que os alunos do Projeto Mais Educação ensaiaram com muita dedicação para apresentar neste dia.
A animação da festa fica sempre por conta do DJ que toca muita música boa para todos se divertirem. A festa é, todo ano, um momento de muita alegria e descontração para toda a comunidade escolar que sempre comparece prestigiando este evento que já é tradicional na escola.
Mais uma vez neste ano, foi muito importante a participação dos pais para que nossa festa fosse um sucesso. Todas as turmas colaboraram com ingredientes para que preparássemos os comes e com brindes para as brincadeiras da festa.
Aproveitamos esta oportunidade para agradecer a todos: professores, equipe diretiva, pais, alunos e comunidade em geral que sempre prestigiam, colaboram e tornam os eventos da escola uma oportunidade de encontro, diversão e alegria.
Abertura da Copa do Mundo 2010 na escola Deodoro da Fonseca
No mês de junho, em nossa escola, este clima contagiante de Copa do Mundo tomou conta de nossas aulas. Vimos como é divertido aprender através de atividades que envolvem o assunto mais falado no momento. Durante a Copa nas aulas de Educação Física nós fizemos pesquisas, na aula de Artes nós pintamos as camisetas com as cores do Brasil e confeccionamos os torcedores, na aula de Matemática Divertida a gente fez as bandeirinhas com os números múltiplos e na Biblioteca ouvimos historias sobre futebol. Nos dias de jogos do Brasil fizemos uma grande festa com muita pipoca e vuvuzelas, torcemos muito e vibramos a cada lance.
Com todo esse envolvimento, nossa escola se destacou com o projeto “Torcida Organizada”, por isso nós também demos entrevistas para a Popinha e para a Feevale falando sobre futebol. Foi uma oportunidade muito legal onde divulgamos os bons momentos que vivenciamos na escola.
Na abertura da Copa o 5º ano C, fez uma belíssima apresentação que teve muita música e dança, essa apresentação foi feita com a música “Uma partida de futebol.” E o mais legal de tudo é que enfeitamos a escola Deodoro da Fonseca nas cores verde e amarelo para torcer pelo Brasil. Infelizmente nossa torcida teve que parar muito antes do que gostaríamos. Ficou para 2014 a festa do hexa.
Apesar do Brasil não chegar à final, aproveitamos esta vivência de um evento, que só acontece a cada quatro anos, para estudarmos mais sobre os 32 países que disputaram este mundial, conhecemos mais sobre o país sede, a África do Sul, seus habitantes, suas histórias, lendas e principalmente aprendemos que diferentes países, podem conviver harmoniosamente graças ao esporte. Agora é esperar pela festa que será a Copa de 2014 em nosso país.
Agradecemos as professoras e alunos que se dedicaram e se envolveram nesse clima de Copa do Mundo fazendo com que todos aprendessem ainda mais.