quinta-feira, 14 de junho de 2012

Meio Ambiente: Rio + 20 e Cúpula dos Povos



Rio+20 - 13/06/2012 14h10
Atualizado em 13/06/2012 14h52

Propostas apresentadas na conferência buscam sustentabilidade para a agricultura e apresentam tecnologias



Rio de Janeiro  - A reunião de governos e da sociedade civil de vários países na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, começou esta manhã (13) a discutir os caminhos que devem ser adotados para atender a crescente população no mundo, sem que a produção de mais alimentos e a demanda maior por água e energia, por exemplo, signifiquem mais prejuízos ao meio ambiente, principal fonte geradora desses recursos.
A presidente Dilma Rousseff, que abriu o Pavilhão do Brasil, em seu discurso, lançou um alerta sobre a necessidade de compromisso entre todos os países para alcançar metas de desenvolvimento sustentável, principalmente as nações desenvolvidas que enfrentam crise em suas economias. "Consideramos que a sustentabilidade é um dos eixos centrais da nossa convicção de desenvolvimento", disse.
O interesse do País se justifica, principalmente, por ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo. E, as propostas apresentadas na conferência buscam o estabelecimento de padrões sustentáveis para a agricultura, com o uso de fertilizantes orgânicos e o controle biológico de pragas, o que poderia preservar solos e recursos naturais. Isso garantiria algumas das riquezas que o Brasil ainda tem em abundância.
Entre as sugestões, estão tecnologias já desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que podem ser associadas ao reflorestamento de algumas áreas nas propriedades rurais e a proteção de recursos hídricos. Desta forma, melhorando as condições de trabalho, a natureza se encarregaria de oferecer ainda melhor potencialidade para as práticas agrícolas.


                                                                                                                                


                                                                         

E na Cúpula dos Povos:

Na Cúpula dos Povos, sociedade civil discute futuro do planeta

Paralelo a Conferência das Nações Unidas, que se inicia amanhã, debates se iniciam no Aterro do Flamengo


Agência Brasil

Rio de Janeiro  - Uma nova forma de viver no planeta será o foco das discussões de representantes da sociedade civil, de organizações e movimentos sociais durante a Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental, de 15 a 23 de junho. Os debates, no Aterro do Flamengo, ocorrerão paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
Em 20 de junho será comemorado o Dia da Mobilização Internacional e estão programadas várias manifestações. A principal ocorrerá no Rio, mas há também protestos organizados em outras cidades. Na capital fluminense, a concentração será no centro da cidade.No entanto, vários temas serão debatidos nas plenárias durante a Cúpula dos Povos, como os direitos por justiça social e ambiental, a defesa dos bens comuns contra a mercantilização da natureza, a soberania alimentar e a energia, as indústrias extrativas, outra economia e novos paradigmas para a sociedade.
Na Assembleia dos Povos, quando será definido o documento final da cúpula, os eixos são as causas estruturais da crise econômica internacional e as falsas soluções, soluções e novos paradigmas dos povos e a agenda de lutas e campanha. Ao longo dos oito dias de discussões na cúpula, haverá ainda uma série de eventos culturais.


Imagens: Web
Fonte da notícia: http://jornalnh.com.br/meio-ambiente/395892/na-cupula-dos-povos-sociedade-civil-discute-futuro-do-planeta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário