quinta-feira, 5 de julho de 2012

Gripe A - prevenção

Saúde - 05/07/2012 07h25
Atualizado em 05/07/2012 07h30

Gripe A preocupa com aumento no número de casos

Segundo Secretaria Estadual de Saúde, já são 15 mortes e 99 casos confirmados no RS



COMPARTILHE:  1  0 Orkut0

Hygino Vasconcellos/Da Redação


São Leopoldo  - A Gripe A causa preocupação com o aumento do número de casos. Conforme levantamento divulgado ontem (4) pela Secretaria Estadual de Saúde, já são 15 mortes e 99 casos confirmados no Rio Grande do Sul. Na lista, há dois casos confirmados na região de cobertura do Jornal VS – de uma mulher de 25 anos, de São Leopoldo, que foi internada em Porto Alegre e já recebeu alta, e de um bebê de três meses que continua internado no hospital de Canoas.
Com o aumento dos casos, as prefeituras correm atrás de mais doses de vacinas. A secretária de Saúde Cristina Silveira, deve participar hoje de uma reunião na 1.ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) para viabilizar uma nova remessa. “Acredito que o Estado deve dar prioridade para cidades que tiveram mortes, o que não é o nosso caso, mas acho que vamos receber alguma coisa.’’ Não há previsão de abrir a campanha para o restante da população. “Vamos discutir isso amanhã (hoje) na reunião caso ocorra a liberação de 200 mil doses que foram solicitados pelo Estado para o Ministério da Saúde.’’
Vacina está em falta na região
Nos cinco municípios de abrangência do Jornal VS – São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Portão e Capela do Santana – há escassez de vacinas. Os estoques concentram as doses para as crianças. São Leopoldo ainda dispõe de 2,6 mil doses para os grupos prioritários e 1,6 mil para segunda doses para crianças de 6 meses a 2 anos. A secretária interina de Saúde, Cristina Silveira, não soube precisar em quais unidades de saúde é possível encontrar as vacinas. Já em Esteio e Sapucaia do Sul não há doses disponíveis conforme levantamento das assessorias de comunicação.
Em Portão os estoques dispõem de 290 doses para a segunda dose para as crianças e ainda 50 para profissionais da saúde. A secretária de saúde de Portão, Francisca Elizete Machado, observa que há um caso suspeito no município de um menino de 4 anos. “Ele teve uma gripe forte e está fazendo tratamento com tamiflu em casa.’’A consulta ocorreu em Campo Bom e o medicamento foi retirado em Estância Velha.
Que doença é essa?
Embora apresente os mesmos sintomas da gripe comum, a gripe A é altamente contagiosa e leva a um quadro de infecção. Conhecida como gripe suína até 30 de abril de 2009, é causada pelo vírus Influenza tipo A/H1N1.
Qual a diferença entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1)?
Elas são causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe. A orientação é procurar seu médico.
O que fazer em caso de surgimento de sintomas?
Qualquer pessoa que apresente sintomas de gripe deve procurar seu médico de confiança ou o serviço de saúde mais próximo para receber o tratamento adequado. Nos casos de agravamento ou de pessoas que façam parte do grupo de risco, os pacientes serão encaminhados aos hospitais de referência.
Quando eu devo procurar um médico?
Se tiver sintomas como febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza, procure um médico ou um serviço de saúde, como já se faz com a gripe comum.
Quem está no grupo de risco?
O grupo de risco é composto por idosos, crianças menores de dois anos, gestantes, pessoas com diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal crônica, deficiência imunológica – como pacientes com câncer, em tratamento para aids –, pessoas com obesidade mórbida e também com doenças provocadas por alterações da hemoglobina, como anemia falciforme.
Como eu posso me prevenir da doença?
Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

http://www.jornalnh.com.br/sao-leopoldo/400256/gripe-a-preocupa-com-aumento-no-numero-de-casos.html


Gripe H1N1: Prevenção! 




No final da aula vi pais lendo o nosso jornal varal. Ou seja, os alunos deram o seu recado, informando aos pais sobre o que aprendemos hoje e onde poderiam buscar mais informações!



Nenhum comentário:

Postar um comentário