terça-feira, 28 de setembro de 2010

projetos da escola deodoro da fonseca

3- Projetos da escola Deodoro da Fonseca

(Repórter Júlia)

Durante o ano letivo em nossa escola são desenvolvidos diferentes projetos. Destacamos aqui alguns destes projetos que os alunos participam no mesmo horário de aula. Cada turma tem toda semana uma aula no Laboratório de Informática, uma aula de Artes, uma aula de Matemática Divertida, uma aula de Educação Física e uma aula de Biblioteca. Os repórteres Mirins da escola Deodoro entrevistaram os professores responsáveis por cada um destes projetos para que todos conheçam melhor este trabalho desenvolvido em nossa escola.

O projeto de Artes visa favorecer a formação do aluno por meio do ensino das quatro linguagens artísticas: dança, artes visuais, teatro e música. A professora Adriana trabalha com os alunos em uma sala própria para desenvolver este projeto, neste espaço os alunos soltam a imaginação trabalhando com diferentes materiais.

Nas aulas de Matemática Divertida a professora Sandra pela manhã e a professora Fabiana a tarde trabalham conceitos matemáticos através de jogos e desafios de forma lúdica e divertida. Há momentos de atividades dirigidas onde todos desenvolvem o mesmo jogo com regras e objetivos comuns e em outros os alunos exploram livremente os jogos e materiais oferecidos.

Na biblioteca as professoras Anelise pela manhã e Lisete a tarde incentivam e desenvolvem o hábito e prazer pela leitura pois a leitura favorece a aquisição de novos conhecimentos. Nesses momentos os alunos leem, ouvem e contam histórias deixando que a imaginação os guie pelo mundo mágico dos livros.

Para o Projeto de Informática este ano nossa escola recebeu computadores novinhos o que nos incentivou ainda mais a explorar as novas tecnologias disponíveis. A professora Débora, responsável pelo espaço do Laboratório de Informática busca sempre favorecer e incentivar os alunos a conhecerem e usarem de forma sistemática todos os tipos de mídias disponíveis na atualidade, bem como seu uso consciente e crítico.

Mesmo dispondo de pouco espaço físico para a prática desportiva, todos os alunos da escola são atendidos no Projeto de Educação Física. Nestes momentos a professora Mara busca promover, estimular, valorizar, desenvolver e aprimorar o brincar, a participação e o interesse por brincadeiras e jogos que desenvolvam o sócio-afetivo de cada aluno, o reconhecimento do seu próprio corpo na relação com o outro, assim como atitudes de respeito, cooperação e amizades. Observando os limites e potencialidades de cada aluno.

Sabemos da importância destes momentos no dia a dia escolar de cada aluno, todos gostam muito dos projetos oferecidos em nossa escola, são momentos de integração, alegria e convivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário