





Chegou novembro e bateu o desespero: “O que eu faço pra passar de ano?”
Pensando nisso separei alguns blogs e sites que dão dicas para tentar recuperar o ano (quase perdido).
No blog do Jornal Diário Catarinense encontramos as melhores dicas, são elas:
Os 10 mandamentos para passar de ano 1. Tenha atenção em sala de aula. Conversas paralelas atrapalham muito, assim como os aparelhos eletrônicos. Desligue o celular e o i-pode. 2. Estude, pelo menos, duas horas por dia em casa. Defina o melhor horário e aproveite para fazer revisão do conteúdo. 3. Estude uma matéria de cada vez. Evite misturar as disciplinas e faça resumos de cada conteúdo. 4. Leia com atenção os textos. Uma maneira de assimilar o que está escrito e resumir mo texto. 5. Aproveite as atividades extra-classe que quase todas as escolas oferecem. O reforço escolar fora do período da aula é uma ótima oportunidade para aprender mais. 6. Use a internet como aliada. Peça dicas de sites a professores e aproveite o MSN para estudar ou tirar dúvidas com os colegas. 7. Concentração é palavra de ordem para quem estuda. Evite a tevê no quarto e desligue o celular. Lembre-se: uma hora de estudo com concentração vale mais do que três horas de estudo com distração. 8. Nas avaliações ou provas, primeiro leia todas as questões e depois resolva as mais simples ou que você tenha mais confiança no acerto. Depois passe para as mais complicadas. 9. Faça anotações das coisas mais importantes que o professor fala, pois nem tudo o que ele diz em sala está nos livros. 10. Não deixe para estudar na véspera de uma prova. Passar a madrugada em meio a livros e cadernos é inviável. Por isso tenha seu cronograma de estudos e procure dormir bem.
O que te levou a começar a escrever sobre a natureza?
Quando e porque surgiu a ideia de criar o projeto Apoema e quais as dificuldades que você enfrentou ou enfrenta para continuar com seus projetos?
Qual a sua opinião em relação aos desastres ambientais como os tornados, enchentes, secas e terremotos?Seria uma resposta da natureza as ações do ser humano?
Você já pensou em escrever um livro com a historia de sua vida e quais são os seus projetos para o futuro?
3- Projetos da escola Deodoro da Fonseca
(Repórter Júlia)
Durante o ano letivo em nossa escola são desenvolvidos diferentes projetos. Destacamos aqui alguns destes projetos que os alunos participam no mesmo horário de aula. Cada turma tem toda semana uma aula no Laboratório de Informática, uma aula de Artes, uma aula de Matemática Divertida, uma aula de Educação Física e uma aula de Biblioteca. Os repórteres Mirins da escola Deodoro entrevistaram os professores responsáveis por cada um destes projetos para que todos conheçam melhor este trabalho desenvolvido em nossa escola.
O projeto de Artes visa favorecer a formação do aluno por meio do ensino das quatro linguagens artísticas: dança, artes visuais, teatro e música. A professora Adriana trabalha com os alunos em uma sala própria para desenvolver este projeto, neste espaço os alunos soltam a imaginação trabalhando com diferentes materiais.
Nas aulas de Matemática Divertida a professora Sandra pela manhã e a professora Fabiana a tarde trabalham conceitos matemáticos através de jogos e desafios de forma lúdica e divertida. Há momentos de atividades dirigidas onde todos desenvolvem o mesmo jogo com regras e objetivos comuns e em outros os alunos exploram livremente os jogos e materiais oferecidos.
Na biblioteca as professoras Anelise pela manhã e Lisete a tarde incentivam e desenvolvem o hábito e prazer pela leitura pois a leitura favorece a aquisição de novos conhecimentos. Nesses momentos os alunos leem, ouvem e contam histórias deixando que a imaginação os guie pelo mundo mágico dos livros.
Para o Projeto de Informática este ano nossa escola recebeu computadores novinhos o que nos incentivou ainda mais a explorar as novas tecnologias disponíveis. A professora Débora, responsável pelo espaço do Laboratório de Informática busca sempre favorecer e incentivar os alunos a conhecerem e usarem de forma sistemática todos os tipos de mídias disponíveis na atualidade, bem como seu uso consciente e crítico.
Mesmo dispondo de pouco espaço físico para a prática desportiva, todos os alunos da escola são atendidos no Projeto de Educação Física. Nestes momentos a professora Mara busca promover, estimular, valorizar, desenvolver e aprimorar o brincar, a participação e o interesse por brincadeiras e jogos que desenvolvam o sócio-afetivo de cada aluno, o reconhecimento do seu próprio corpo na relação com o outro, assim como atitudes de respeito, cooperação e amizades. Observando os limites e potencialidades de cada aluno.
Sabemos da importância destes momentos no dia a dia escolar de cada aluno, todos gostam muito dos projetos oferecidos em nossa escola, são momentos de integração, alegria e convivência.
5- Semana Literária
(Repórter Letícia)
Na Escola Deodoro da Fonseca acontecerá de 18 a 23 de outubro a nossa Semana Literária. As professoras Lisete e Anelise do Projeto de Biblioteca estão empenhadas em preparar uma semana bem legal para que todos os alunos possam participar de momentos voltados para a leitura.
A escritora homenageada este ano será Berenice Gehlen Adams. Conforme o site www.apoema.com.br, a autora escreveu o livro Planejamento Ambiental (em 1993) que foi editado em 1997 - uma edição independente. O livro deu origem ao Projeto Vida – Educação Ambiental (hoje, Projeto Apoema - Educação Ambiental). Escreveu, também, a Coleção Crescendo e Aprendendo a Preservar que foi editada apenas eletronicamente e hoje está compondo o site de Educação Infantil Apoema. Particioui de vários congressos, seminários e cursos de atualização para professores difundindo o projeto bem como a Educação Ambiental propriamente dita. Também fez diversas exposições do projeto em escolas e simpósios educacionais.
Durante a semana literária haverá teatro, apresentações e 5 turmas da manhã e da tarde vão homenagear a escritora que tem os livros sobre o meio ambiente, então algumas apresentações vão ser sobre o meio ambiente.
O teatro vai ser feito pelos quintos anos que vão apresentar com a música da Xuxa “Viver” que fala sobre o meio ambiente.
Além da extensa programação os alunos poderão adquirir livros, aprender e ler mais pois o contato com a literatura é o principal objetivo da Semana Literária da escola.
Esperamos que a semana literária seja muito legal e divertida, que de tudo certo e o tempo esteja com sol para a programação seja um sucesso.
Aproveitamos este espaço para convidarmos a toda a comunidade escolar para prestigiar esta semana que está sendo preparada com muito empenho e carinho por todos. Maiores informações no blg: reporteresdeodoro.blgspot.com.
1 - Semana da Pátria 2010
(Repórter Bruno)
O mês de setembro sempre é marcado plea intensa programação de comemoração da Semana da Pátria, momento em que homenageamos e demonstramos nosso amor pelo Brasil.
Em Novo Hamburgo além do recebimento do Fogo Simbólico por escolas municipais, dois desfiles cívicos movimentaram a cidade. O período de celebrações teve início na quarta-feira, dia 1º de setembro, com o acendimento da Pira Oficial, e continuou até a terça-feira, 7 de setembro.
No domingo, dia 5, aconteceu o Desfile Cívico de Lomba Grande. A atividade começou às 9 horas, em frente à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Já na terça-feira, dia 7, aconteceu o Desfile Cívico de Novo Hamburgo. A atração teve início às 8h30, em frente à Praça do Imigrante, na Avenida Pedro Adams Filho.
Nossa escola participou do desfile cívico no dia 07 de setembro. Um grupo de mais ou menos 50 alunos de mãos dadas desfilou representando nossa escola e homenageando a pátria.
O tema da Semana da Pátria de Novo Hamburgo era “Respeite a vida!” e o lema “Na diversidade e nos valores, o importante é ser cidadão!”. Conforme divulgado na imprensa, durante toda a semana aconteceram muitos eventos em nossa cidade,:
No 4 de setembro – Sábado a Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas recebeu o Fogo Simbólico.
No dia 5 de setembro – Domingo aconteceu o Desfile Cívico de Lomba Grande
No dia 6 de setembro – Segunda-feira a Escola Municipal: Eugênio Nelson Ritzel recebeu o do Fogo Simbólico.
No dia 7 de setembro – Terça-feira aocnt4eceu o Recebimento do Fogo Simbólico, o Desfile Cívico e o Desfile Militar.
Muitos alunos e seus familiares participaram da programação da semana da pátria. Em nossa escola além da preparação de para o desfile aconteceram horas cívicas onde cantamos o Hino Nacional Brasileiro.2 - SEMANA FARROUPILHA
(Repórter Vitória)
Segundo o site www.semanafarroupilha.com.br, as comemorações da Revolução Farroupilha - o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais - relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.
Os festejos da Semana Farroupilha em Novo Hamburgo ocorreram de 10 a 20 de setembro, no Parque do Trabalhador. Dentro da programação estava o 6º Rodeio Farroupilha, o 5º Rodeio Artístico Estudantil Municipal e o 3º Rodeio Artístico Estudantil Estadual. Todas as atividades foram gratuitas.
A solenidade de abertura da Semana Farroupilha 2010 em Novo Hamburgo ocorreu na última segunda-feira, 13, no Acampamento Farroupilha do Parque do Trabalhador, em Novo Hamburgo
O parque do trabalhador em Novo Hamburgo virou um grande Centro de tradições Gaúchas . La´foi montado o acampamento crioulo por conta das comemorações dos Festejos farroupilha.
Em nossa escola além das horas cívicas onde cantamos o hino Riograndense, participamos do desfile no dia 20 de setembro.
As festividades da Semana Farroupilha são uma excelente oportunidade de conhecermos mais nosso estado, nossas tradições, nossa história. Desta forma também valorizamos o lugar onde vivemos,
Festa junina da nossa escola
Fogueira, fitas, mastros coloridos... Dança e animação. Todos nós conhecemos muito bem a tradição da Festa Junina.
No mês de junho, comemoramos os 3 santos juninos : Santo Antônio, São João e São Pedro. No dia 13 é comemorado o dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro. A ele é atribuída uma série de graças matrimoniais. Já no dia 24, comemoramos o dia de São João, o santo mais festeiro dos três e as maiores festas ocorrem nesse dia. Ele é também um santo casamenteiro, mas é mais famoso por ajudar as pessoas a acharem objetos perdidos. São Pedro é comemorado no dia 29, suas festividades fecham as comemorações juninas. Ele é o guardião das portas do céu e também protetor das viúvas.
Na escola Deodoro da Fonseca, em homenagem as comemorações do mês de junho, acontece todo ano a festa ''julina'', pois, devido ao extenso calendário da escola, é sempre no mês seguinte: julho. Este ano correu dia 16 de julho. A festa sempre conta com muitas atrações. Temos a barraca de comes e bebes com lanches deliciosos que fazem muito sucesso, como: bolo, pastel, enroladinho, pizza, pipoca, cachorro-quente e claro, muito quentão.
As brincadeiras, sempre muito divertidas, alegraram a criançada que joga na boca do palhaço, pescaria e árvore da sorte ganhando muitos prêmios legais. Nossa escola também prepara um bazar com objetos muito interessantes que podem ser adquiridos por um preço bem baixinho. Além disso, podem divertir-se nos brinquedos infláveis que todo ano são um atrativo a mais na nossa festa. Assistimos também a apresentações do CTG e casamento caipira com quadrilha que os alunos do Projeto Mais Educação ensaiaram com muita dedicação para apresentar neste dia.
A animação da festa fica sempre por conta do DJ que toca muita música boa para todos se divertirem. A festa é, todo ano, um momento de muita alegria e descontração para toda a comunidade escolar que sempre comparece prestigiando este evento que já é tradicional na escola.
Mais uma vez neste ano, foi muito importante a participação dos pais para que nossa festa fosse um sucesso. Todas as turmas colaboraram com ingredientes para que preparássemos os comes e com brindes para as brincadeiras da festa.
Aproveitamos esta oportunidade para agradecer a todos: professores, equipe diretiva, pais, alunos e comunidade em geral que sempre prestigiam, colaboram e tornam os eventos da escola uma oportunidade de encontro, diversão e alegria.
No mês de junho, em nossa escola, este clima contagiante de Copa do Mundo tomou conta de nossas aulas. Vimos como é divertido aprender através de atividades que envolvem o assunto mais falado no momento. Durante a Copa nas aulas de Educação Física nós fizemos pesquisas, na aula de Artes nós pintamos as camisetas com as cores do Brasil e confeccionamos os torcedores, na aula de Matemática Divertida a gente fez as bandeirinhas com os números múltiplos e na Biblioteca ouvimos historias sobre futebol. Nos dias de jogos do Brasil fizemos uma grande festa com muita pipoca e vuvuzelas, torcemos muito e vibramos a cada lance.
Com todo esse envolvimento, nossa escola se destacou com o projeto “Torcida Organizada”, por isso nós também demos entrevistas para a Popinha e para a Feevale falando sobre futebol. Foi uma oportunidade muito legal onde divulgamos os bons momentos que vivenciamos na escola.
Na abertura da Copa o 5º ano C, fez uma belíssima apresentação que teve muita música e dança, essa apresentação foi feita com a música “Uma partida de futebol.” E o mais legal de tudo é que enfeitamos a escola Deodoro da Fonseca nas cores verde e amarelo para torcer pelo Brasil. Infelizmente nossa torcida teve que parar muito antes do que gostaríamos. Ficou para 2014 a festa do hexa.
Apesar do Brasil não chegar à final, aproveitamos esta vivência de um evento, que só acontece a cada quatro anos, para estudarmos mais sobre os 32 países que disputaram este mundial, conhecemos mais sobre o país sede, a África do Sul, seus habitantes, suas histórias, lendas e principalmente aprendemos que diferentes países, podem conviver harmoniosamente graças ao esporte. Agora é esperar pela festa que será a Copa de 2014 em nosso país.
Agradecemos as professoras e alunos que se dedicaram e se envolveram nesse clima de Copa do Mundo fazendo com que todos aprendessem ainda mais.